Sunday, January 07, 2007

.:: Arquiophterix (Pássaro-Trovão) ::.

O único e último Arquiophterix já fotografado, foi capturado por trabalhadores de uma fazenda do município de Tombstone, no Arizona (EUA) em 1800. O animal foi carinhosamente batizado pela população da região de "Thunderbird" (pássaro trovão), devido a envergadura de suas asas e a sua cor. Estranhou-se muito a captura daquela ave, pois já deveria estar extinta há vários milhões de anos devido ter vivido juntamente com os dinossauros.
Apesar de dizerem que aquele Arquiophterix foi o último existente na face da Terra, há boatos de avistamento destes animais em florestas do estado da Pensylvania. Teria ocorrido com este Arquiophterix o mesmo que supostamente ocorreu com o BigFoot?
As primeiras histórias de "pássaro-trovão" são de 1890, na cidade de Tombstone, Arizona, e incluem uma fotografia do animal, que tinha uma envergadura de asas de 11 metros. Já os relatos dos últimos 20 anos, vêm da região da Floresta Negra, na Pensilvânia. Infelizmente ainda não existe uma obra histórica abrangente e o material publicado é pequeno. Mas os relatos das aparições dos pássaros-trovão , por vezes chamados de abutres ou águias gigantes, são um fenômeno nacional, e as descrições são tão semelhantes que Mark A. Hall, a maior autoridade no assunto, propõe uma descrição genérica baseada no testemunho ocular: "O pássaro é distinguido por seu tamanho e sua capacidade de alçar vôo, que supera os de qualquer outro conhecido e ainda vivo em qualquer lugar do Planeta. As estimativas da envergadura das asas são necessariamente adivinhações. Mas alguns observadores tiveram a vantagem de ver um objeto mensurável que pudessem usar como referência, ou então de ver o pássaro em repouso. O resultado informa dimensões de 4,5 a 6 metros. O pássaro em repouso ou no chão parece ter 1,20 a 2,40 metros de altura. A cor típica dos pássaros é escura: marrom, cinza ou preto."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home